Nariz
Esse procedimento é indicado a pessoas insatisfeitas com o tamanho ou formato de seu nariz. Em casos onde exista alguma obstrução respiratória, a correção desses defeitos pode ser associada a cirurgia estética. A rinoplastia consiste na remoção do dorso, refinamento e definição do contorno da ponta e encurtamento do nariz. Essa cirurgia pode melhorar as proporções do nariz comparadas as outras estruturas da face, criando uma aparência mais harmônica.
A cirurgia é feita sob anestesia local associada ao uso de sedativos, ou anestesia geral, e tem duração de cerca de 2 horas. Inchaços e equimoses que se resolvem espontaneamente em alguns dias são esperados na região do nariz e das pálpebras. O nariz permanece ocluído com curativo durante o período de observação que dura algumas horas, mas a paciente receberá alta hospitalar no mesmo dia da realização da cirurgia e com as narinas desobstruídas. Um curativo externo será mantido por 10 a 14 dias para evitar o inchaço. As incisões são realizadas na parte interna do nariz, ou escondidas em dobras naturais da pele. Os pontos de sutura internos absorvem espontaneamente, e caso seja necessário algum ponto externo, ele será removido em 7 a 10 dias. O resultado final será aparente apenas após alguns meses de evolução e a maioria dos pacientes retorna a suas atividades em aproximadamente uma semana.
Leia as perguntas mais frequentes sobre o procedimentoA rinoplastia deixa cicatrizes?
Em muitos casos é possível esconder as cicatrizes dentro da cavidade nasal. Nestes casos não haverá cicatriz aparente. Outros casos exigem cicatrizes externas pouco aparentes, que são resultado de incisões feitas na columela ou nas asas nasais.
Poderei escolher a forma que desejar para o meu futuro nariz?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser preservado para que se mantenha a naturalidade.
O resultado definitivo com relação ao formato e a função é imediato?
Não. Várias fases estão presentes no período pós-operatório do nariz. Na primeira fase (logo após a retirada do curativo), apesar de corrigidos alguns defeitos, notamos um inchaço, principalmente na ponta do nariz. O inchaço diminui de forma progressiva, mas o formato apenas pode ser considerado como definitivo após 6 meses de cirurgia.
Como ficará minha respiração após a cirurgia?
Nas primeiras semanas após a cirurgia pode haver dificuldade respiratória como resultado do inchaço. Essas alterações apresentam resolução em poucas semanas. Caso o paciente apresente alguma alteração respiratória prévia ao procedimento cirúrgico, como desvio de septo, isto poderá ser tratado através da mesma cirurgia.
Qual tipo de anestesia pode ser utilizada?
Pode ser utilizada anestesia local, associada ou não a sedação, ou anestesia geral.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente a cirurgia dura de uma a duas horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Qual o tempo de internação?
Poderá variar de meio período até 1 dia de internação. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediado.
São utilizados curativos?
Quando se realiza o procedimento de fratura o nariz é mantido imobilizado por cerca de 7 dias. Um curativo externo é utilizado por mais ou menos 2 semanas. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 à 72 horas.
Pode ocorrer sangramento nos primeiros dias?
Um pequeno sangramento é normal nas primeiras 48 horas, o que não deve ser motivo de preocupação.
Há dor no pós-operatório?
Raramente. Caso a paciente apresente dor, esta é facilmente combatida com analgésicos.
Em que posição deverei dormir nos primeiros dias?
Sempre com a cabeça discretamente elevada e com a face voltada para cima.
Quando poderei tomar sol?
Geralmente após o 3º dia. Se a face apresentar equimoses deverá ser utilizado filtro solar.
Qual a evolução pós-operatória?
Diversas fases evolutivas são características dessa cirurgia. Inchaço, equimose e dificuldade respiratória são comuns a todos os pacientes nos primeiros dias. A equimose pode ser disfarçada com maquiagem, e se resolve até o 20º dia. A dificuldade respiratória, quando presente, pode durar até 30 dias. O inchaço diminui rapidamente nas 2 primeiras semanas, e após este período, o inchaço remanescente diminui lentamente em um período de até 6 meses. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.
Recomendações sobre a rinoplastia:
Recomendações pré-operatórias:
1) Comunicar com antecedência em caso de resfriado ou indisposição.
2) Internar-se no hospital indicado no horário marcado.
3) Em caso de anestesia geral, manter jejum de 8 horas. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia.
4) Evitar uso de medicamento que contenha ácido acetilsalisílico (como AAS, aspirina e melhoral) por um período mínimo de 10 dias antes da cirurgia.
5) Evitar uso de ervas medicinais e gingkobiloba por ao menos 10 dias antes do procedimento.
Recomendações pós-operatórias:
1) Evitar esforço físico intenso por ao menos 30 dias.
2) Evite molhar o curativo até que seja autorizada a fazê-lo.
3) Não retire o imobilizador nasal
4) Não se exponha ao sol ou frio por 30 dias.
5) Não se preocupar com as narinas obstruídas, caso esteja usando tampão nasal respire pela boca.
6) Não usar óculos até que seja autorizado a faze-lo.
7) Obedecer à prescrição médica.
8) Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes nos dias e horários estipulados.
9) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases da recuperação. As suas dúvidas devem ser respondidas pelo seu cirurgião.
10) Alimentação livre a partir do terceiro dia, principalmente a base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
11) Você poderá retornar a suas atividades 3 a 5 dias após a cirurgia.
Depoimentos
"Muito obrigado Dr. Felipe por mudar a minha vida. O resultado não foi imediato, mas já estava satisfeita logo a pós a cirurgia. Tu és um ótimo profissional. Sempre vou te indicar e é claro voltar quando precisar. Sucesso sempre!"