Orelhas
A otoplastia, ou cirurgia para correção de orelhas em abano tem o objetivo de aproximar as orelhas proeminentes da cabeça ou diminuir o seu tamanho. Essa alteração anatômica é extremamente comum, estando presente em cerca de 5% da população. O procedimento pode ser realizado em adultos e crianças após os 5 anos de idade, período em que as orelhas completam seu desenvolvimento. A cirurgia consiste na modelagem da cartilagem, definindo o formato e o tamanho das orelhas.
A otoplastia é feita sob anestesia geral ou local, dependendo da idade do paciente. O procedimento dura de 90 a 120 minutos e a alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia após algumas horas de observação. Todas as incisões são posicionadas atrás das orelhas, portanto as cicatrizes são inaparentes. Ao término da cirurgia um curativo é feito para a proteção das orelhas e mantido por poucos dias. Após a remoção desse curativo é necessária a utilização de faixas tipo tenista ou balet por cerca de 30 dias com o objetivo de prevenir traumatismos, especialmente durante o sono. A maioria dos pacientes retorna a suas atividades em um período de uma semana.
Artigo sobre "Orelhas em abano"Orelhas em abano
Cirurgias de orelhas em abano, ou otoplastias, têm o objetivo de definir o contorno e a curvatura das orelhas, trazendo-as para uma posição mais natural e reduzindo o seu tamanho. O procedimento pode ser feito em crianças a partir dos 5 anos ou em adultos. O período de férias é uma boa época para realizar a cirurgia, pois evita a perda de aulas ou do trabalho.
A otoplastia é feita em ambiente hospitalar, mas o paciente pode ir para casa no mesmo dia do procedimento, não sendo necessária uma noite de internação. Se a paciente for muito jovem a anestesia será geral, permitindo que a criança durma durante a cirurgia. Adultos e crianças maiores podem realizar o procedimento sob anestesia local associada ao uso de sedativos.
A cirurgia é feita através de uma pequena incisão na parte posterior da orelha, o que possibilitará a modelagem da cartilagem. A maioria dos pacientes ficará com uma cicatriz pequena localizada atrás da orelha.
Ao final da otoplastia é feito um curativo que será mantido por 1 a 3 dias. Após a retirada do curativo será utilizado uma faixa do tipo tenista ou balé por um período de cerca de 30 dias. O procedimento é praticamente indolor, e eventual desconforto pode ser amenizado com analgésicos simples. Os pontos são removidos em 10 a 14 dias.
Qualquer atividade que possa traumatizar ou curvar a orelha deve ser evitada durante o período de cicatrização. Os adultos podem retornar ao trabalho em até 3 dias. Crianças podem retornar a escola em uma semana.
Orelhas grandes e proeminentes podem ser tratadas com cirurgia.
Uma incisão na parte posterior da orelha permite a modelagem da cartilagem.
O reposicionamento da orelha e a criação de sulcos e curvaturas proporcionam a naturalidade da aparência.
A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível por localizar-se atrás da orelha.
Qual o tipo de anestesia?
Em crianças a anestesia é geral. Em adultos podemos realizar o procedimento com anestesia local associado ou não a sedação.
Qual o período de internação?
Meio período a 1 dia, depende do tipo de anestesia e da idade do paciente.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Há dor no pós-operatório?
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Caso ocorra dor, ela pode ser tratada com analgésicos comuns.
Como é o curativo?
Nos primeiros dias protege-se a orelha (principalmente em crianças) com uma espécie de touca a fim de evitar traumatismos locais. O uso de faixa tipo ballet ou tênis é recomendado no primeiro mês após a cirurgia.
Quando são retirados os pontos?
Os pontos são retirados por volta do 10º dia.
Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?
O resultado definitivo é alcançado cerca de 3 meses após a cirurgia.
O abano da orelha pode voltar após a cirurgia?
O resultado cirúrgico será definitivo. No entanto uma leve assimetria poderá ocorrer, pois mesmo as pessoas não operadas, e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.
Recomendações sobre a otoplastia:
Recomendações pré-operatórias:
1) Comunicar com antecedência em caso de resfriado ou indisposição
2) Internar-se no hospital indicado no horário marcado.
3) Em caso de anestesia geral, manter jejum de 8 horas. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia.
4) Lavar os cabelos na véspera do procedimento.
5) Evitar uso de medicamento que contenha ácido acetilsalisílico (como AAS, aspirina e melhoral) por um período mínimo de 10 dias antes da cirurgia.
6) Evitar uso de ervas medicinais e gingkobiloba por ao menos 10 dias antes do procedimento.
Recomendações pós-operatórias:
1) Evitar esforço físico intenso por ao menos 30 dias.
2) Evite molhar o curativo até que seja autorizada a fazê-lo.
3) Não se exponha ao sol ou frio por 30 dias.
4) Obedecer à prescrição médica.
5) Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes nos dias e horários estipulados.
6) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases da recuperação. As suas dúvidas devem ser respondidas pelo seu cirurgião.
7) Alimentação livre a partir do terceiro dia, principalmente a base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
8) Você poderá retornar a suas atividades 3 a 5 dias após a cirurgia.
Depoimentos
"Minhas orelhas em abano começaram a me incomodar na adolescência, até que tomei coragem, convenci minha família e chegou o dia que decidi realizar a cirurgia de correção de orelhas em abano. Pesquisei alguns cirurgiões que realizavam essa cirurgia, encontrei o Dr Felipe e tive minha primeira consulta, nesse dia já tive certeza que faria a cirurgia com ele, pois ele me passou muita segurança e tranquilidade. Minha cirurgia foi no dia 09 de fevereiro de 2017 e hoje me sinto feliz e satisfeita com resultado, posso prender o cabelo e mostrar minha orelha, antes eu tinha o cabelo sempre solto para disfarçar a orelha. Vale a pena fazer a cirurgia, pois a recuperação é rápida e o resultado é maravilhoso. O Dr Felipe e sua equipe são muito atenciosos e responsáveis, eu super indico sempre!"