Pálpebras
Exposição solar, fatores hereditários e a idade contribuem para a formação de rugas, sulcos e bolsas na região dos olhos. Isso pode resultar em uma aparência cansada e envelhecida. A cirurgia palpebral, ou blefaroplastia, tem o objetivo de restaurar a aparência jovial e descansada dos olhos. Esse procedimento também pode melhorar sua visão se você possuir excesso de pele em pálpebras superiores que obstruam seu campo visual. A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas.
A cirurgia pode ser feita com anestesia local, associada ou não ao uso de sedativos. A duração do procedimento é de 1 a 2 horas. O paciente terá alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia após poucas horas de observação. As incisões são feitas nas dobras naturais da pele, e são praticamente imperceptíveis após cicatrizadas. A cirurgia geralmente envolve remoção de pele, e reposicionamento e suspensão de músculos e gordura ao redor dos olhos. Embora não seja um procedimento doloroso, são esperados inchaços e equimoses que se resolvem espontaneamente com o passar dos dias. Os pontos de sutura são removidos em até uma semana e maquiagem pode ser usada após esse período. A maioria dos pacientes retorna a suas atividades em menos de 10 dias.
Artigo sobre "Cirurgia Plástica das Pálpebras"Cirurgia Plástica das Pálpebras
Também chamada de blefaroplastia, a cirurgia plástica das pálpebras melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Este procedimento proporciona rejuvenescimento na área ao redor dos olhos, fazendo com que você pareça descansado e alerta.
A cirurgia das pálpebras pode tratar:
– A pele pendente e em excesso que altera o contorno natural das pálpebras superiores, podendo até prejudicar a visão.
– O excesso de gordura depositado nas pálpebras superiores que dão a aparência de inchaço.
– Assimetrias (diferenças) na posição das pálpebras.
– As bolsas de pálpebras inferiores.
– A queda das pálpebras inferiores que faz com que apareça o branco dos olhos abaixo da íris (parte colorida do olho).
– Pele em excesso e rugas de pálpebras inferiores.
Esta cirurgia é geralmente realizada em pacientes com mais de 30 anos e em bom estado de saúde. Algumas situações podem contra-indicar o procedimento e devem ser discutidas com seu médico como doença ocular, glaucoma, olho seco, descolamento de retina, alterações da tireóide e hipertensão arterial.
Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia plástica das pálpebras deve ser realizada na segurança de um hospital. A blefaroplastia pode ser feita sob anestesia local associado ou não à sedação (medicação intravenosa administrada para seu conforto). As incisões são posicionadas de forma que as cicatrizes fiquem disfarçadas nas estruturas naturais dos olhos, ficando praticamente imperceptíveis. Após o término do procedimento seus olhos permanecerão abertos, e você poderá enxergar normalmente. A fase inicial de recuperação pode incluir inchaço e equimoses (roxos). Essas alterações são transitórias, desaparecendo espontaneamente em poucos dias. Durante esta fase você deve evitar exposição ao sol através do uso de filtro solar e óculos de sol.
Os resultados da cirurgia aparecem gradualmente conforme o inchaço e as equimoses diminuem, revelando um contorno melhor definido na região dos olhos, proporcionando uma aparência descansada, rejuvenescida e natural.
Existe uma idade ideal para operar as pálpebras?
Não existe uma idade ideal. A indicação da cirurgia é determinada pela presença do defeito a ser corrigido, o que geralmente ocorre após a terceira década de vida.
As cicatrizes são visíveis? Onde elas se localizam?
Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente imperceptíveis nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz que é de no mínimo 3 meses. Pela sua localização as cicatrizes podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias após a cirurgia.
Qual é o tipo de anestesia?
A maioria dos pacientes é operada sob anestesia local, em alguns casos com sedação prévia. A anestesia geral é reservada para os casos em que a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.
Há dor no pós-operatório?
Geralmente não. Mesmo que ocorra algum desconforto, estes poderão ser perfeitamente tratados com o uso de analgésicos comuns. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado. Não se automedique.
Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?
O inchaço dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles que já no 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior inchaço das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias, o que diminui a intensidade do inchaço. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o inchaço residual é discreto.
Qual o período de internação?
Anestesia local: de 4. a 8 horas.
Anestesia geral: 24 horas.
Qual a duração da cirurgia?
Normalmente em torno de 90 a 120 minutos. No entanto o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
O que são as manchas roxas ou avermelhadas que aparecem em alguns casos?
Nada mais são do que a infiltração de sangue na pele devido ao trauma cirúrgico. Isto não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, pois é algo previsível e transitório.
Quando alcançarei o resultado definitivo?
Embora já exista melhora logo após a cirurgia, o resultado final só será alcançado 3 meses após o procedimento.
Os olhos ficarão ocluídos?
Não, no entanto é recomendada a utilização de compressas frias por alguns minutos para a prevenção do inchaço.
O resultado compensa?
Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face quando executada isoladamente. Este procedimento melhorará apenas o território palpebral. O rejuvenescimento da face implica em outras condutas associadas à blefaroplastia.
Recomendações sobre a Blefaroplastia:
A) Pré-operatório:
1) Comparecer ao local da cirurgia no horário previsto na sua guia de internação.
2) Comunicar qualquer anormalidade como gripe ou indisposição até a véspera da cirurgia.
3) Não fazer maquiagem no dia do procedimento.
4) Trazer óculos escuros.
5) Manter jejum de 8 horas (incluindo líquidos, sólidos, balas e chicletes).
6) Venha acompanhada.
B) Pós-operatório:
1) Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de inchaço e proporcionar conforto.
2) Alimentação livre a partir do 2o dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos (proteínas) são recomendados, assim como vitaminas (frutas e verduras).
3) Usar óculos escuros para se expor à luz natural e ao vento.
4) Evitar sol, vento e friagem por 8 dias.
5) Obedecer à prescrição médica.
6) Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7) Não traumatizar nem coçar os olhos.
8) Dependendo de sua evolução pós-operatória você poderá voltar às suas atividades normais após 3 a 4 dias.
Depoimentos
"O Dr Felipe é showww.... Não precisa dizer mais nada. Amoooo"