Rejuvenescimento Facial
A ritidoplastia, ou cirurgia de rejuvenescimento facial, tem o objetivo de restaurar a aparência jovial da face e do pescoço através da remoção da pele em excesso e do reposicionamento dos tecidos. Se existe excesso de gordura na região do pescoço e do queixo isso pode ser tratado simultaneamente. Essa cirurgia pode melhorar a aparência de face cansada e envelhecida e restabelecer contornos definidos no pescoço e na linha da mandíbula, atenuar rugas de expressão não face e restaurar o volume perdido na maçã do rosto. Com freqüência este procedimento é associado a outros como a cirurgia palpebral e a suspensão de sobrancelhas para proporcionar um resultado mais adequado.
A cirurgia é feita com anestesia local associada ao uso de sedativos ou com anestesia geral, e tem duração de 3 a 4 horas. Após a cirurgia a paciente geralmente permanece algumas horas em observação e recebe alta hospitalar no mesmo dia da realização de seu procedimento. As incisões são posicionadas em dobras naturais da pele ao redor das orelhas e dentro do couro cabeludo. O procedimento consiste de elevação da pele, reposicionamento da musculatura da face e do pescoço, e remoção dos tecidos em excesso. Após a cirurgia é necessária a utilização de um curativo por cerca de 24 horas e, algumas vezes, de uma faixa elástica ao redor do pescoço por alguns dias. Os pontos de sutura são removidos em 5 a 10 dias e maquiagem pode ser usada após esse período. Embora não seja um procedimento doloroso, são esperados inchaços e equimoses que se resolvem espontaneamente com o passar dos dias. A maioria dos pacientes retorna a suas atividades em até duas semanas após a cirurgia.
Artigo sobre "Cirurgia de Rejuvenescimento Facial"Cirurgia de Rejuvenescimento Facial
Com o passar dos anos as estruturas da face perdem sua elasticidade e sustentação. Além disso, pela ação da gravidade, os tecidos caem, tornando mais evidentes as rugas e os sulcos, e trazendo alterações no contorno das pálpebras, das bochechas, da mandíbula e do pescoço.
O objetivo da cirurgia de rejuvenescimento facial, ou ritidoplastia, é remover o excesso de pele e reposicionar as estruturas da face, revertendo o aspecto de envelhecimento. É importante que o resultado tenha um aspecto natural, sem deixar transparecer a artificialidade e agressividade de uma face operada. Esse tratamento pode ser realizado em toda o rosto, ou pode ser restrito a áreas específicas como a região da testa, dos olhos, da boca e do pescoço.
Você poderá se beneficiar dessa cirurgia se apresentar uma das seguintes alterações:
– homem ou mulher de qualquer idade que sentem a face envelhecida
– sulco profundo do canto do nariz ao canto da boca
– queda das bochechas e da maçã do rosto
– perda do contorno da madíbula
– queda da ponta do nariz
– excesso de pele e bolsas nos olhos
– queda das sobrancelhas
– linhas de expressão acentuadas na região dos olhos
Com freqüência outros procedimentos são associados a ritidoplastia, como a cirurgia para suspensão de sobrancelhas que corrige a queda dessas estruturas, cirurgia palpebral para rejuvenescimento da região dos olhos, toxina botulínica e preenchimentos para tratamento de rugas, vincos e sulcos.
O rejuvenescimento facial pode ser feito apenas cirurgicamente. Tratamentos não cirúrgicos nunca terão os mesmos resultados, mas podem postergar a indicação da ritidoplastia e complementar os resultados obtidos.
Esse procedimento deve ser realizado na segurança de um hospital, mas na maioria das vezes a alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia. A anestesia pode ser geral, ou local associada ao uso de sedativos. Independente da técnica anestésica o procedimento é confortável e seguro, e o paciente permanece dormindo durante toda a cirurgia.
Atualmente a cirurgia de rejuvenescimento facial é feita com cicatrizes bastante reduzidas, o que permite uma rápida recuperação e não traz prejuízo ao resultado estético. A extensão das incisões dependerá das alterações anatômicas, do excesso de pele e das áreas a serem tratadas. Tradicionalmente as cicatrizes são posicionadas ao redor das orelhas e dentro do couro cabeludo. A continuidade da linha dos cabelos é mantida, o que permite o uso de cabelos curtos. Muitas vezes é necessária uma segunda incisão abaixo do queixo para o tratamento do pescoço. Após o período de cicatrização as cicatrizes tornam-se praticamente imperceptíveis.
Ao final do procedimento é feito um curativo cobrindo o rosto para minimizar o inchaço. Esse curativo é mantido por cerca de 24 horas. Geralmente não é necessária a utilização de drenos. Os pontos de sutura são removidos por etapas entre 5 e 10 dias. É rara a ocorrência de dor após a cirurgia, e caso isso ocorra analgésicos simples resolverão o problema.
Como ficarão as cicatrizes?
A cirurgia plástica tem o objetivo de melhorar o aspecto da flacidez, rugas e sulcos, proporcionando rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de se tornarem cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes.
Por quanto tempo dura o resultado?
A cirurgia da face retarda, mas não interrompe o processo de envelhecimento. Em alguns casos há necessidade de novos procedimentos após certo tempo.
Que tipo de anestesia é utilizada?
Pode ser utilizada anestesia geral, ou local associada à sedação.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se extender por 3 ou 4 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Qual o período de internação?
De meio a um dia. Depende da extensão do procedimento e da necessidade de cada paciente.
São utilizados curativos?
Sim. Geralmente o curativo é retirado antes da alta hospitalar, sendo mantido apenas um pequeno curativo sobre as cicatrizes após este período.
Os olhos ficam ocluídos após a cirurgia?
Não. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas frias sobre os olhos que podem ser trocadas de acordo com o desejo da paciente. Isto diminui a intensidade do inchaço.
É muito doloroso?
O pós-operatório geralmente não apresenta problema de dores, desde que sejam seguidas as recomendações. Ocasionalmente poderá ocorrer discreto desconforto que poderá ser perfeitamente tratados com analgésicos comuns.
Quando serão retirados os pontos?
Serão retirados por etapas entre o 5º e o 10º dia.
Quando poderei usar maquiagem?
Cerca de 3 dias após a retirada completa dos pontos.
Quando poderei lavar o cabelo?
Após o 3º dia os cabelos poderão ser lavados com auxílio. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3� semana.
Como é o corte do cabelo antes da cirurgia?
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja colocar as cicatrizes. No pós-operatório imediato isto poderá ser perfeitamente disfarçado com o penteado adequado.
Qual a evolução pós-operatória?
Você não deve esquecer que até que se atinja o resultado desejado você passará por diversas fases. Inchaço, equimose, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. O resultado definitivo só pode ser atingido após o término das fases iniciais de cicatrização e de diminuição do inchaço. Seja paciente, pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que infalivelmente chamarão a sua atenção. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe dará os esclarecimentos necessários.
Recomendações sobre a cirurgia de rejuvenescimento facial:
Recomendações pré-operatórias:
1) Comunicar com antecedência em caso de resfriado ou indisposição.
2) Comparecer ao hospital indicado no horário marcado.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições exageradas na véspera da cirurgia.
4) Manter jejum de 8 horas (incluindo líquidos, balas e chicletes).
5) Não fazer uso de maquiagem no dia do procedimento.
6) Evitar medicamentos para emagrecer por um período mínimo de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui os diuréticos.
7) Evitar uso de medicamento que contenha ácido acetilsalisílico (como AAS, aspirina e melhoral) por um período mínimo de 10 dias antes da cirurgia.
8) Evitar uso de ervas medicinais e gingkobiloba por ao menos 10 dias antes do procedimento.
Recomendações pós-operatórias:
1) Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de inchaço e proporcionar conforto.
2) Alimentação livre a partir do 2o dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos (proteínas) são recomendados, assim como vitaminas (frutas e verduras).
3) Usar óculos escuros para se expor à luz natural e ao vento.
4) Não se exponha ao sol ou frio por 30 dias.
5) Obedecer à prescrição médica.
6) Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
7) Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases da recuperação. As suas dúvidas devem ser respondidas pelo seu cirurgião.
Depoimentos
"“Não tive indicação, mas indico. Conheci o Dr. Felipe neste mundo virtual chamado internet. Iria consultar mais três profissionais, mas desisti, pois ele me conquistou na primeira consulta. Em 20 dias estava literalmente operada. Agradeço a paciência que ele teve comigo, o seu profissionalismo e sua calma. Sem sombra de dúvida eu passaria por tudo novamente pois vale a pena. Como diz a Marli acima ... obrigada por tudo e muito sucesso.”"